Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

AS MINHAS VIAGENS

SALINAS DE RIO MAIOR E PRESÉPIOS DE SAL

05.12.21 | António Lúcio / Barreira de Sombra

IMG_5529.JPG

No Parque Natural das Serras de Aire e dos Candeeiros, a cerca de 80 kms a Norte de Lisboa, situa-se a cidade de Rio Maior, sede de um concelho com 82,94 km² de área e 12 005 habitantes.

Numa região sem mar, fica a cerca de 30 kms, “as Salinas de Rio Maior situam-se a cerca de 3 km do centro da cidade e encaixam-se num vale no sopé da Serra dos Candeeiros, em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.

Classificadas como Imóvel de Interesse Público desde Dezembro de 1997, estas são as únicas Salinas interiores existentes em Portugal, e as únicas que se encontram em pleno funcionamento na Europa. A primeira referência à sua existência data de 1177, mas pensa-se que o aproveitamento do sal-gema já seria feito desde a Pré-história.

Rodeadas de vinhas e terras de cultivo são consideradas como uma maravilha da natureza, uma vez que o oceano fica a 30 km. O sal é vestígio da presença do mar em épocas remotas. A água, cerca de sete vezes mais salgada que a água do mar, provém de um poço, após passar por uma jazida de sal-gema.”

Na aldeia das Salinas, onde pode adquirir este magnífico sal, estão patentes alguns presépios feitos em sal e que poderá visitar até ao início de 2022.

In https://www.turismoriomaior.pt/

Textos: António Lúcio e https://www.turismoriomaior.pt/

Fotos: António Lúcio

 

1 comentário

Comentar post