Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

AS MINHAS VIAGENS

RUÍNAS ROMANAS DE CONÍMBRIGA- UMA VISITA AO NOSSO PASSADO REMOTO

13.11.21 | António Lúcio / Barreira de Sombra

IMG_5141.JPG

Saindo de Lisboa ou do Porto, é bem próximo de Coimbra que encontramos o concelho de Condeixa-a-Nova e a freguesia de Condeixa-a-Velha onde se localiza este importante conjunto monumental fundado na idade do Cobre e onde os vestígios de ocupação romana são claríssimos em toda a sua extensão e nas escavações arqueológicas efectuadas e que revelaram importantíssimo espólio, parte dele conservada e visitável no Museu Monográifco anexo às ruínas, que são visitáveis em toda a sua extensão.

Foi habitada até ao século IX e tem algumas monumentais residências de importantes romanos comos e poderá admirar nas fotos que ilustram esta reportagem. As ruínas são Monumento Nacional e ficam a cerca de 17 kms da cidade de Coimbra, capital de distrito.

O espaço está aberto todos os dias e o custo da visita, pro adulto, é de 4.50 euros, incluindo a visita ao Museu Monográfico de Conímbriga. Dispõe de um restaurante e de uma loja do espaço.

Um pequeno reparo: algumas das ruínas mereciam um melhor trabalho de conservação e protecção, nomeadamente a parte dos mosaicos.

Texto e fotos: António Lúcio

RUÍNAS

MUSEU MONOGRÁFICO