Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

AS MINHAS VIAGENS

PORTO: RABELOS, DOURO, PONTES E HISTÓRIA

Um passeio curto de fim de semana... a pedir muito mais

20.05.21 | António Lúcio / Barreira de Sombra

IMG_7284.JPG

É uma das mais belas cidades de Portugal, com encantos especiais quer na sua história, quer nos seus monumentos, ou ainda na sua gastronomia. Uma das suas mais-valias é a forma hospitaleira como recebe os forasteiros que buscam os segredos do Douro, do vinho do Porto e das suas caves, ou das suas francesinhas e das tripas á moda do Porto… a Ribeira e o Bolhão são locais emblemáticos como o são a Boavista ou o Palácio de Cristal, hoje Pavilhão Rosa Mota/Super-Bock Arena, a Torre dos Clérigos, a Sé, a Rua de Santa Catarina e a Estação de São Bento com os seus magníficos painéis de azulejos.

Um fim de semana é tempo curto demais para que se possa adentrar na cidade e viver cada espaço com alguma intensidade e respirar a história e tradição desta singular cidade marcada pelo Rio Douro, pela história dos barcos rabelos, pelas caves de vinho do Porto sediadas em Gaia, pelas suas várias pontes.

De entre as muitas solicitações e espaços para visitar, num fim de semana, conseguimos um passeio de barco rabelo (adaptado ás novas tecnologias) no chamado Cruzeiro das Pontes, um passeio curto pela Foz, uma visita à zona da Ribeira e marginal, à estação de São Bento e ao Museu dos Descobrimentos.

Numa próxima passagem pelo Porto, mostraremos outros pontos de interesse turístico e que justificam a estadia por mais 3 ou 4 dias.

NOTAS A RETER

O PORTO (BREVE REFERÊNCIA)

“Porto é uma cidade costeira no noroeste de Portugal conhecida pelas pontes imponentes e pela produção de vinho do Porto. No distrito medieval de Ribeira, às margens do rio, ruas estreitas de paralelepípedos passam pelas casas e pelos restaurantes dos comerciantes. A Igreja de São Francisco é conhecida pelo interior barroco exuberante com esculturas douradas ornamentadas. O suntuoso Palácio da Bolsa, do século XIX, era um mercado de ações e foi construído para impressionar investidores europeus em potencial. 

Área41,42 km²

Fundação1123

População214 349 (2016) Organização das Nações Unidas

In wikipedia

BARCO RABELO (in wikipedia)

“O barco rabelo é uma embarcação portuguesa, típica do Rio Douro que tradicionalmente transportava as pipas de Vinho do Porto do Alto Douro, onde as vinhas se localizam, até Vila Nova de Gaia - Porto, onde o vinho era armazenado e, posteriormente, comercializado e enviado para outros países.”

RIO DOURO (in wikipedia)

“O rio Douro é um rio que nasce nos picos da Serra de Urbión, na província espanhola de Sória, a 2160 metros de altitude, e atravessa o norte de Portugal até a sua foz junto às cidades do Porto e Vila Nova de Gaia. É o terceiro rio mais extenso da península Ibérica.

Área da bacia98 400 km²

Comprimento897 km

FozOceano Atlântico

NascenteSerra de Urbión

AS SEIS PONTES DO PORTO (In As 6 Pontes do Porto - Porto by Livraria Lello)

“As pontes do Porto em Números:

Ponte Maria Pia: 354 metros de comprimento | 61 metros do nível do rio

Ponte D. Luís: tabuleiro superior – 395 metros de comprimento | tabuleiro inferior – 174 metros de comprimento | arco – 172 metros

Ponte da Arrábida: 500 metros de comprimento | 70 metros do nível do rio | 242 mil contos

Ponte de São João: 1140 metros de comprimento | 2 vãos de 125 metros | 1 vão de 250 metros

Ponte do Freixo: 8 vãos | 8 faixas de rodagem

Ponte do Infante D. Henrique: 371 metros de comprimento | 20 metros de largura | 4 faixas de rodagem | arco de 280 metros”

World of Discoveries / Museu dos Descobrimentos

Temporariamente ecncerrado

“O World of Discoveries é um Museu Interativo e Parque Temático dedicado aos Descobrimentos portugueses localizado no interior dos antigos armazéns da Real Companhia Velha, em Miragaia, no centro histórico do Porto.”

In wikipedia

Fotos: Arquivo António Lúcio

Textos: António Lúcio, Wikipedia e Livraria Lello