Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

AS MINHAS VIAGENS

NO PARAÍSO DO ATLÂNTICO ILHA DE SÃO MIGUEL - 4º DIA

09.05.18 | António Lúcio / Barreira de Sombra

Dia 4 – parque terra nostra: um local idílico

Mais uma manhã de amena temperatura, a convidar ao passeio pelo Parque Terra Nostra, nas Furnas. Uma visita obrigatória, muito para além do roteiro turístico. É, sem dúvida, um espectacular parque botânico com milhares de espécies diferentes de flora e uma abundante fauna onde pontificam o melro e o priolo.

 

Ao entrarmos, uma árvore com 250 anos dá-nos as boas-vindas. Subimos uma escadaria e acedemos ao grande lago de águas férreas com duas enorme bicas a jorrarem água a cerca de 40 graus, translúcida mas cujo cheiro intenso a ferro não desmente a sua origem. Por todos os espaços onde passa deixa a sua marca acastanhada e o cheiro do ferro.

 

Outro lago, outra piscina, regatos, quedas de água, tudo num ambiente de paz, sossego e quietude, que apela á meditação e sempre com temperaturas excelentes, São cerca de 3,5 kilómetros de percurso, de um passeio que nos leva por este bem cuidado espaço que vale bem a visita, demorada, com paragens para apreciar os muitos espaços e terminar com uma bela banhoca naquelas águas quentes e castanhas, usando um velho calção de banho e uma toalha mais em fim de vida.

 

Das Furnas para São Roque, para almoçarmos no Cais 20 bem frente ao mar. Uma bela vista, comida em quantidade e qualidade (aconselhamos uma dose para 2 pessoas); pedimos uma espetada de polvo e um bife de tubarão, bolo de morango e ananás para sobremesa. Uma delícia.

 

Aproveitámos o tempo que ainda restava para deambular um pouco pela baixa de Ponta Delgada, ver duas igrejas, degustar um gelado de morango e maracujá, comprar umas recordações para a família e, já com uma chuva miudinha em final de tarde que se agravaria mais tarde para chuva e vento forte, lá nos dirigimos ao Aeroporto João Paulo II, em dia que era de coroações do Espírito Santo, para o voo que nos traria de regresso a Lisboa já cheios de saudades dos dias ali passados.

 

Texto: António Lúcio

Fotos: António Lúcio / Dina Pelicho