Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

AS MINHAS VIAGENS

NO PARAÍSO DO ATLÂNTICO ILHA DE SÃO MIGUEL - 3º DIA

09.05.18 | António Lúcio / Barreira de Sombra

Dia 3 – Povoação/nordeste/porto formoso e um almoço extraordinário

Saímos de Povoação em direcção a Nordeste passando pelo Faial da Terra, seguindo até Achada, mais uns miradouros e parques pelo caminho, com destaque para os Miradouros da Ponta do Sossego e Ponta da Madrugada, o tal de onde dizem se pode admirar um magnífico nascer do Sol e no outro (o do Sossego) o pôr-do-sol. Todos os espaços estão magnificamente tratados, limpos, em excelentes condições e com os jardins muito bem tratados.

 

Mudança de zona, mais para norte, e a temperatura a baixar com o vento a aumentar a sua intensidade. Percorridos mais alguns kilómetros a atingimos a fábrica de chá de Porto Formoso. Visita à pequena mas bem cuidada fábrica, com degustação de chá preto, seguindo-se o almoço no Cantinho do Cais em São Brás. Um “Molho de Peixes”, uma espécie de caldeirada e ensopado, peixes muito bons, bem confecionado, a melhor das refeições até ao momento, depois de termos entrado com umas magníficas lapas grelhadas.

 

Seguimos para Ferraria, termas e piscinas, lavra preta, um contraste espectacular entre o negro das rochas e o azul claro e brilhante do mar, a que se juntam umas piscinas novas e de muita qualidade. A descida para o local é abrupta, com grande inclinação.

 

De regresso a Ponta Delgada, tempo para procurarmos um dos grandes produtores de ananases da ilha, a Arruda Ananases e as suas estufas. Estufas com todas as fases de produção do fruto, espaço para degustar um licor de ananás e para comprar alguns desses produtos.

 

São Roque foi a paragem seguinte, uma praia com areia, algo raro mas que nas localidades seguintes, Pópulo e Livramento, se repete.

 

Depois de uns kilómetros percorridos, de novo passámos nas Furnas e provamos a água das 3 Bicas e antes do jantar encontramos outra fonte, esta com um nome sui generis; Água Peideira…

 

Jantamos no Águas Férreas e regressamos ao Hotel para a nossa última noite desta passagem por esta ilha paradisíaca.

 

Texto: António Lúcio

Fotos: António Lúcio/Dina Pelicho