Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

AS MINHAS VIAGENS

ENTRE PEDRAS E DENSA VEGETAÇÃO, DUAS CASCATAS PARA VISITAR EM ARRUDA DOS VINHOS

07.03.21 | António Lúcio / Barreira de Sombra

3 - cascata

O concelho de Arruda dos Vinhos, a pouco mais de 30 minutos de Lisboa tem, na sua paisagem rural, alguns locais aprazíveis e que merecem uma visita, para uma boa caminhada de final de tarde ou durante a manhã.

Para além dos locais com história, existem outros ainda relativamente pouco conhecidos e que deveriam ser cuidados pela autarquia promovendo a reabilitação dos acessos e incluindo-os nas rotas e passeios pedestres entre os muitos trilhos da região.

Fomos até à Cascata de Santiago dos Velhos, partindo de Arranhó pela estrada municipal que liga as duas localidades. Á entrada de Santiago dos Velhos, depois de passarmos pela ETAR, uma ligeira subida e, do lado direito uma tabuleta indica Rua da Contradinha e um caminho de terra batida. Cerca de 100 metros e encontramos uma pequena ponte e logo após é possível estacionar a viatura. Junto à ponte, uma vereda estreita, com vários desníveis, pedras e terra batida...um acesso não muito fácil mas que, ao atingirmos a cascata, vale bem o esforço.

Um riacho corre, serpenteante, entre as pedras e o verde dos musgos e vegetação... uma fonte e um tanque semi-abandonados, e as flores silvestres que tanto nos alegram com as suas cores e cheiros neste anunciar de Primavera...

cascata 3 degraus

Seguindo a estrada de Arruda dos Vinhos e quem desce da aldeia da Mata para a vila sede de concelho, encpntramos do lado direito um marco kilométrico, km 8. Pare aí o seu carro e percorra 50 metros na berma da estrada. Uma vereda aberta entre um imenso canavial permite-lhe descer até ao rio e, atravessando-o com cuidado, desfrutar da Cascata dos 3 Degraus construída pelo Homem após as cheias de 67. Para ver e admirar...

Texto: António Lúcio

Fotos: A.Lúcio e Susana Leitão de Oliveira