Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

AS MINHAS VIAGENS

DINOPARQUE: MUITO MAIS QUE UM PARQUE JURÁSSICO NA LOURINHÃ

06.05.18 | António Lúcio / Barreira de Sombra

Recentemente inaugurado num espaço privilegiado bem próximo á Lourinhã, capital dos dinossauros pelo enorme espólio palentológico existente no seu concelho, uma das regiões mais ricas em fósseis de dinossauros da Europa e com um deles a ser baptizado exactamente de Lourinhanosaurus, com uma jazida onde foram encontradas inúmeros ovos (cerca de 100).

Não é o Parque Jurássico dos filmes de Steven Spielberg onde há aventuras perigosas e onde a experimentação científica “ressuscitou” muitas das espécies. Não vamos ouvir os animais nem vê-los a correr de um lado a outro mas a nossa imaginação e a forma como os percursos estão organizados podem levar-nos para além da realidade dos 120 exemplares dispostos pelo parque.

O espaço, muito bem inserido no meio ambiente local, no meio de um magnífico pinhal a poucos kilómetros da Lourinhã, tem, para além da possibilidade de admirar esculturas á escala natural dos dinossauros que viveram nos diversos períodos (e de falaremos em seguida), um espaço museológico que permite também ver os paleontólogos a tratarem diversas peças, uma área de actividades lúdicas, parques para merendas e um pequeno restaurante. No exterior do espaço, o parque de estacionamento parece pequeno para a dimensão do restante espaço e em dia de muita afluência pode ser complicado arranjar um lugar.

O percurso interno está dividido em 4 grandes zonas, correspondentes aos períodos Paleozóico, Triássico, Jurássico e Cretácico, havendo ainda uma zona de escavação dos «diplodocus». É acessível a pessoas com mobilidade reduzida ou em cadeira de rodas.

Desde a vila da Lourinhã até ao parque, todo o percurso está devidamente assinalado e atinge-se rapidamente o Dinoparque. Para quem vai de Lisboa ou vem do Norte, a A8 é o percurso aconselhado é até à saída 9 e depois pela EN 8-2 seguindo as setas que indicam o percurso.

No final da visita, pode passar pela loja e adquirir um dos produtos do merchandising do Dinoparque para ficar com uma lembrança da visita.