Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

AS MINHAS VIAGENS

ALDEIA DA MATA PEQUENA – PARA DESFRUTAR DA PACATEZ DA ZONA SALOIA

13.06.18 | António Lúcio / Barreira de Sombra

IMG_7957.JPG

 Bem perto de Mafra, mundialmente conhecida pelo seu palácio e amplamente divulgada no livro “Memorial do Convento” do Nobel José Saramago, em pleno coração da zona saloia, a 35 minutos de Lisboa (saída da A8 Malveira, seguindo a estrada nacional em direcção a Alcainça e aí cortando numa regional/camarária à esquerda), atingimos a Aldeia da Mata Pequena.

Uma aldeia típica, com casas pequenas e de um piso, com pátios floridos e mantendo essa traça que distingue as casas tradicionais da zona, com as suas barras azuis ou vermelho ferro e amarelo ocre, de telha de canudo, é o que se oferece ao viajante que ali aporta. Em frente o vale que tem, do outro lado, Cheleiros. Ao fundo um ribeiro que, no inverno e em tempo de chuvas se faz ouvir de outra forma. Um espaço muito agradável para passar um fim de semana numa das casas, degustar os sabores da gastronomia local, e passear até à bonita vila piscatória da Ericeira, onde o mar é mais azul.

Para um passeio mais virado para a História aconselhamos a vila de Mafra, o seu Palácio, o jardim nas suas imediações e depois, a caminho da Ericeira, a visita á aldeia de José Franco no Sobreiro.