GRUPO DE ALUNOS DA ESCOLA PRIMÁRIA E AS EXIBIÇÕES NO CINE-TEATRO DE SOBRAL APÓS O 25 DE ABRIL
António Lúcio / Barreira de Sombra | 22.12.22
Houve, no ano lectivo de 1974/ de 1975, se não me falha a memória, e por iniciativa da professora Maria Eduarda Pereira, em conjunto com as restantes docentes da Escola Primária Tenente (...)
DE TÁXI PARA A ESCOLA PRIMÁRIA
António Lúcio / Barreira de Sombra | 19.12.22
Cresci nos Cachimbos e a Escola Primária de Almargem foi onde me iniciei nas lides escolares e que frequentei até à 3ª classe. Gostava da escola, tinha colegas mais velhos que não (...)
ONDE É QUE ESTAVAS NO 25 DE ABRIL?
António Lúcio / Barreira de Sombra | 16.12.22
Esta era a pergunta que o jornalista Baptista Bastos colocava amiúde aos seus interlocutores e da qual me recordei para esta pequena história da minha infância. O 25 de Abril aconteceu em (...)
APROXIMA-SE O NATAL… TEMPO DE COMUNHÃO E DE PARTILHA
António Lúcio / Barreira de Sombra | 06.12.22
Sempre que se aproximava o dia 8 de Dezembro, era sinal de que o Natal estava mais próximo e com ele, uma série de acontecimentos que movimentava toda a família na nossa casa em Cachimbos (...)
UM ERRO HISTÓRICO…NUM CORTEJO HISTÓRICO-ETNOGRÁFICO
António Lúcio / Barreira de Sombra | 01.12.22
Participei durante vários anos nos Cortejos Histórico-Etnográficos que se realizavam no 1º domingo das Festas e Feira de Verão de Sobral de Monte Agraço e que atraiam até á sede do (...)
QUANDO ERA DIA DE MATANÇA DO PORCO… NOS CACHIMBOS
António Lúcio / Barreira de Sombra | 28.11.22
Todos os anos os meus pais criavam, engordavam, um porco que uns meses mais tarde serviria para se cumprir o ritual agrícola e caseiro da “matança do porco”. Convém esclarecer os menos (...)
UMA DIA NA DEBULHA DO TRIGO NA EIRA DA QUINTA DO CARVALHO
António Lúcio / Barreira de Sombra | 27.11.22
Quando era miúdo e o meu pai em conjunto com o meu avô traziam de renda as terras do alto da Forca (Sobral) e da Pêra Longa, à Seramena, era hábito semearem trigo, cevada e aveia, a par das (...)
DA AZÁFAMA DA PREPARAÇÃO DO DIA DE TODOS OS SANTOS
António Lúcio / Barreira de Sombra | 25.11.22
A azáfama começava de véspera. Preparar o forno para cozer o pão e fazer as broas de diversos tipos e condimentos. Preparar as carnes, cortá-las em cubos e temperá-las a preceito, numa (...)
TRABALHOS NA VINHA – DA PODA À VINDIMA
António Lúcio / Barreira de Sombra | 24.11.22
Quem trabalha na agricultura cedo se acostuma a não haver horários para as inúmeras tarefas que urge realizar e as vinhas não são excepção. Hoje tudo é mecanizado, mas nos anos 70 e 80, (...)
QUANDO A AVÓ SARA COZIA PÃO NO FORNO A LENHA…
António Lúcio / Barreira de Sombra | 24.11.22
De quando em vez a minha avó Sara, que vivia como nós nos Cachimbos, do outro lado da rua (estrada nacional), decidia cozer o tradicional pão de trigo, por vezes também de milho, e em (...)